receita cha natural alergias inflamacao cebola alho curcuma

Receita de chá para aliviar alergias e combater a inflamação

Receita de chá para aliviar alergias e combater a inflamação

Hoje temos para si uma receita muito simples mas muito eficaz para melhorar períodos de maiores alergias e para combater a inflamação. Durante a primavera é a altura em que se sente maior desconforto devido às concentrações de polén que circulam no ar.

Mas para muitos de nós, não é só nesta altura que sentimos dificuldades respiratórias e acabamos por ter sempre alguns sintomas alérgicos todo o ano. Um dos grandes inimigos é o pó lá de casa.

Os remédios naturais são excelentes aliados na altura de nos tratarmos sem químicos artificiais, contudo para fazerem efeito por vezes temos de ter uma dose maior. Por isso é natural que possa achar o sabor pouco agradável ao início, mas saiba que funciona.

Receita de chá para melhorar sintomas alérgicos

Tenha à mão:

  • Cascas de cebola, utilize cebola normal, não use a cebola roxa;
  • Um dente de alho com casca;
  • Curcuma sob a forma de raiz (não compre em pó);
  • Gengibre sob a forma de raiz (não compre em pó).

Como fazer: Num recipiente para ir ao lume, de 1Litro idealmente, coloque 3 a 5 cascas de cebola, pegue no dente de alho com casca e faça-lhe uns golpes apenas para libertar mais facilmente o sabor e junte à cebola. Coloque também 4 a 5 rodelas de curcuma e 3 a 5 rodelas de gengibre. Encha o recipiente com água e leve ao lume.

Assim que começar a ferver e mesmo antes de saltar por fora desligue o lume. Deixe repousar no mínimo por 30 minutos mas idealmente 1 hora.

Depois desfrute de um chá rico em propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas que irão facilitar a respiração e aliviar a impressão na garganta bem como ajudar com as dores fruto da inflamação muscular! (O sabor poderá ser um pouco intenso ao início mas é uma questão de hábito, os benefícios superam em muito o gosto que o chá possa ter, acredite!)

Esta receita pode ser usada todos os meses durante 5 dias a 2 semanas. Não prolongue mais a toma deste chá para além deste período. Como qualquer medicamento não é para tomar todos os dias, é para tomar quando necessário.

Saiba mais...

Tanto o alho como a cebola são excelentes para estes casos e isso deve-se à presença da substância quercetina, um dos principais agentes anti-histamínicos de proteção do organismo. Que ambos têm.

A curcuma, o gengibre mas também o alho são anti-inflamatórios naturais e anti-oxidantes. E irão ajudar a dissipar a inflamação no corpo.

Poderão existir causas emocionais por detrás destas complicações de saúde, na maior parte das situações é assim. Caso a terapêutica que está a fazer não esteja a funcionar de todo poderá consultar-nos para mais informações.

Shop the products in this article

Leave a comment

* Required fields

Please note, comments must be approved before they are published

DIY: Como fazer o seu próprio after-sun com óleos essenciais
DIY: Como fazer o seu próprio after-sun com óleos essenciais
Como fazer o seu próprio after-sun com óleos essenciais para aplicar depois de um longo dia de exposição solar? Pois...
Read More
Como fazer um spray anti-pulgas com óleos essenciais para cães?
Como fazer um spray anti-pulgas com óleos essenciais para cães?
Para cães que passam bastante tempo no exterior não há nada melhor que prevenir o aparecimento de pulgas e carraças. Para isso...
Read More
Remédio natural para os piolhos com óleos essenciais
Remédio natural para os piolhos com óleos essenciais
São uma peste, quando um míudo no infantário tem, é só uma questão de tempo até todos terem. Falamos de...
Read More