óleos essenciais para o sistema respiratorio vias respiratorias doterra

Os 5 melhores óleos essenciais para o sistema respiratório

Os 5 melhores óleos essenciais para o sistema respiratório

Vamos então falar dos melhores óleos essenciais para a(o) ajudarem a respirar melhor e mais facilmente. Se é natural ter problemas de alergias, tosse, sofre de asma, bronquites, sinusites, acumulação de muco nas vias respiratórias, dores de garganta, etc, então este artigo é para si! Vamos ficar a conhecer alternativas naturais para poder melhorar estas condições respiratórias.

No final da lista irá encontrar 2 sugestões extra, não são óleos essenciais mas são feitos com óleos essenciais e são também muito bons, dignos da sua experimentação.

Óleo Essencial de Eucalipto

Contém eucaliptol um composto natural responsável por facilitar a desobstrução das vias respiratórias. É utilizado por exemplo no Vic que espalhamos no peito quando estamos engripados e foi demonstrado ter efeito antimicrobiano em algumas bactérias que causam dificuldades respiratórias.

Graças às suas propriedades tem sido verificado ser benéfico para quem tem asma ou bronquite crónica quando inalado através de por exemplo vapores.

Certifique-se que não tem alergia ao Eucalipto antes de o usar.

Como Usar? Saiba mais na página do óleo.

  • Coloque uma gota em 300 ml de água quente, o óleo não se vai misturar com a água é natural. Agite e coloque 150 ml num copo e bocheche or gargareje sem nunca engolir. Deite fora a água e faça expirações lentas pelo nariz. Pode voltar a repetir o processo.
  • Misture em óleo transportador, por exemplo Óleo de Côco Fracionado ou Óleo de Jojoba, 6 gotas de óleo para 30ml e massage no pescoço zona da garganta, têmporas e peito.
  • Coloque 4 a 5 gotas no seu difusor e use no quarto quando sentir mais dificuldades em respirar.

Óleo Essencial de Melaleuca

Conhecido pelas suas propriedades antissépticas e antibacterianas. Este óleo essencial é também um excelente aliado para o sistema respiratório. A ação do óleo essencial inibe a proliferação de bactérias nocivas no trato respiratório.

Como Usar? Saiba mais na página do óleo.

  • Utilize no seu difusor no espaço onde está mais tempo e 2 a 3 horas antes de dormir ligue no quarto.
  • Funciona também muito bem se tiver um desumidificador, coloque 3 a 4 gotas no reservatório de água e desfrute de um ar muito mais limpo e fácil de respirar.
  • Coloque 2 a 3 gotas na palma das mãos, esfregue e faça 10 a 20 inalações profundas.

Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta (Peppermint)

Este óleo é também imprescindível, todos sabemos do efeito da menta no sistema respiratório quanto mais não seja pelas pastilhas elásticas que quase nos põem a chorar ou rebuçados para a garganta. O mentol é um composto extraído da Mentha piperita portanto da planta que está por detrás deste óleo essencial.

O seu efeito é refrescante passando por reduzir a inflamação na garganta e nas vias respiratórias ajudando promover o relaxamento contribuindo para menor constrição dos brônquios.

Como Usar? Saiba mais na página do óleo.

  • Utilize no seu difusor 4 a 5 gotas para tornar o ar mais fácil de respirar.
  • Coloque 2 gotas numa taça com água a ferver e inale os vapores profundamente, não se esqueça de proteger os olhos.
  • Aplique topicamente numa mistura de óleos essenciais com um óleo transportador diretamente na garganta, no peito e debaixo do nariz.

óleos essenciais respiração

Óleo Essencial On Guard

Um óleo de eleição para o sistema imunitário que é também excelente em particular para o sistema respiratório. Resulta de uma combinação de óleos essenciais e(ou) extratos botânicos de Casca de Laranja Silvestre, Flôr de Cravo da Índia, Folha de Canela, Casca de Canela, Folha de Eucalipto e Flôr/Folha de Alecrim.

Como Usar? Saiba mais na página do óleo.

  • Aplique diluído (6 gotas para 30ml de óleo transportador) no peito e na garganta antes de deitar.
  • Utilize no seu difusor ou desumidificador 3 a 4 gotas, durante no mínimo 1 hora.
  • Coloque 1 gota num copo de água com 120 ml e gargareje, poderá depois ingerir ou deitar fora, após ter feito isso expire pelo nariz lentamente por forma a fazer passar o aroma que esteve na boca pelas vias respiratórias superiores.

Óleo Essencial Air / Breathe

Foi desenhado para lhe trazer os benefícios que os melhores óleos essenciais lhe podem dar quando combinados. A mistura chama-se Air, ou Breathe em alguns países, e foi formulada a pensar em quem tem problemas como alergias, asma e bronquites. É um óleo que vem contribuir para uma respiração mais fácil não pretendendo ser a cura para estes problemas. Mas lá que ajuda, ajuda!

Como Usar? Saiba mais na página do óleo.

  • Aplique diretamente no peito, como o óleo já tem óleo transportador não precisa de fazer diluições.
  • Sempre que sentir estar mais sujeita aos efeitos do pólen ou outros agentes alérgicos utilize no seu difusor de óleos essenciais colocando 3 a 5 gotas.
  • Aplique 3 a 4 gotas nas mãos, faça uma concha com as mãos e inale profundamente.

Os 2 extras que lhe falámos no início

Stick Vaporizador Breathe

Experimente a sensação do Óleo Essencial mas num stick prático e fácil de aplicar. Tem um efeito que promove a abertura das vias respiratórias.

Saiba mais na página do produto aqui.

TriEase Cápsulas

Cada cápsula contém partes iguais de óleo essencial de LimãoLavanda e Hortelã-Pimenta, conhecidos pela sua capacidade em manter as vias respiratórias livres e um sistema imunitário saudável. Excelente para quando mudam as estações.

Saiba mais na página do produto aqui.

Shop the products in this article

Leave a comment

* Required fields

Please note, comments must be approved before they are published

DIY: Como fazer o seu próprio after-sun com óleos essenciais
DIY: Como fazer o seu próprio after-sun com óleos essenciais
Como fazer o seu próprio after-sun com óleos essenciais para aplicar depois de um longo dia de exposição solar? Pois...
Ler Mais
Como fazer um spray anti-pulgas com óleos essenciais para cães?
Como fazer um spray anti-pulgas com óleos essenciais para cães?
Para cães que passam bastante tempo no exterior não há nada melhor que prevenir o aparecimento de pulgas e carraças. Para isso...
Ler Mais
Remédio natural para os piolhos com óleos essenciais
Remédio natural para os piolhos com óleos essenciais
São uma peste, quando um míudo no infantário tem, é só uma questão de tempo até todos terem. Falamos de...
Ler Mais