compostagem produtos biológicos e biodegradáveis

A compostagem de restos de alimentos sim! Mas e de produtos?

A compostagem de restos de alimentos sim! Mas e de produtos?

Hoje em dia cada vez mais se fala em compostagem e especialmente compostagem doméstica, compostar em apartamentos não é certamente tão fácil, quanto para quem tem uma casa, mas ainda assim é possível! Compostar para quem não sabe é o ato de acumular materiais orgânicos (papel, pão, folhas verdes e castanhas, restos de fruta e vegetais, etc) que depois se transformam em solo útil com a ajuda de vários preciosos microrganismos que se encarregam da decomposição e transformação da matéria orgânica.

Compostar porquê? Porque cerca de 40% dos nossos resíduos são orgânicos mas acabam por ir para o aterro quando na verdade poderiam ajudar a criar solo fértil. Em aterro contribuem para as toneladas de metano libertado para a atmosfera anualmente.

compostar produtos compostaveis biodegradaveis

Se por ventura os materiais orgânicos que possa ter são uma adição óbvia ao seu caixote de compostagem, queremos-lhe dizer que há produtos biodegradáveis e passíveis também eles de serem colocados no compostor.

É por exemplo o caso de alguns dos produtos que encontra na Bem&star Essencial. Temos vindo a apostar cada vez mais em divulgar estas opções ecológicas junto dos nossos clientes. Acreditamos mesmo que estas podem fazer a diferença quando a maioria de nós adotar este tipo de produtos.

Temos por exemplo as Cotonetes de Bambu, o pau da cotonete é feito de bambu, uma das plantas com mais rápido crescimento do mundo, algumas espécies de bambu têm até 30% maior capacidade de capturar CO2 que a mesma área com árvores.

Os famosos Panos de cozinha amarelos multiusos, em tudo iguais aos que tem em casa mas ecológicos e compostáveis. Estes panos são feitos de algodão, polpa de madeira e linhaça e são 100% naturais e uma alternativa ecológica a ter por casa. No fim de vida pode compostar ou colocar no lixo comum sem nenhum prejuízo para o meio ambiente.

produtos compostagem compostaveis compostar biodegradáveis

E as famosas esponjas nos esfregões e assim, essas que deixam escapar vários microplásticos para a nossa rede de água?

Bom! Como substituição temos Luffas para a loiça mais difícil mas temos também estas Esponjas biodegradáveis. Feitas de forma sustentável com polpa de madeira, algodão e linhaça. São especialmente úteis para a lide doméstica, boas para limpar bancadas e mesas, casas de banho e até para lavar a louça mais fácil de limpar.

Todos estes artigos de que lhe falámos, quando estiverem no seu fim de vida pode juntá-los à sua compostagem! Assim podemos caminhar para um mundo mais transparente em que os objetos de uso se integram de novo na terra para depois terem outra função. Os tempos de consumir sem querer ver o rasto de poluição que deixamos nas nossas costas acabou. Chegou a hora de evoluir e escolher o ecológico.

Obrigado por estar a mudar as suas escolhas para produtos eco-friendly! A nós cabe-nos a missão de encontrar produtos que façam o mesmo que os convencionais mas que sejam sustentáveis e responsáveis perante o ambiente.

Shop the products in this article

Leave a comment

* Required fields

Please note, comments must be approved before they are published

DIY: Como fazer o seu próprio after-sun com óleos essenciais
DIY: Como fazer o seu próprio after-sun com óleos essenciais
Como fazer o seu próprio after-sun com óleos essenciais para aplicar depois de um longo dia de exposição solar? Pois...
Read More
Como fazer um spray anti-pulgas com óleos essenciais para cães?
Como fazer um spray anti-pulgas com óleos essenciais para cães?
Para cães que passam bastante tempo no exterior não há nada melhor que prevenir o aparecimento de pulgas e carraças. Para isso...
Read More
Remédio natural para os piolhos com óleos essenciais
Remédio natural para os piolhos com óleos essenciais
São uma peste, quando um míudo no infantário tem, é só uma questão de tempo até todos terem. Falamos de...
Read More