Já conhece o Cheque-Prenda da Bem&star?

Desmistificamos: O preço dos Óleos Essenciais da dōTERRA é caro?

oleos essenciais doterra em portugal preço

É natural ver em vários comentários nas redes sociais algumas pessoas a dizer que os óleos essenciais da dōTERRA têm um preço muito elevado. É também dito que há alternativas mais baratas, e muito mais baratas por sinal.

Neste artigo vamos tentar mostrar-lhe as diferenças entre o que é um excelente óleo essencial de outras "alternativas".

Há quem diga que o preço da dōTERRA é caro, há quem diga que é barato ou simplesmente justo.

Para começar, a percepção de que algo é caro é um facto. Tendo em conta a sua disponibilidade financeira, algo poderá ser mais caro para si que outra alternativa mais barata. Caro ou barato, são conceitos que só existem por comparação entre duas coisas e têm sempre por referência a sua disponibilidade financeira. Por isso factos são factos e nunca ninguém lhe pode dizer o contrário!

bem-estar essencial

Mas quer comprar um produto com qualidade? Ou quer comprar um produto barato? São questões muito diferentes! Com intenções também elas muito diferentes.

A sua única questão deveria ser "Tenho forma de investir agora para ter um produto de melhor qualidade, que me faça bem?".

Se sim, vamos-lhe mostrar o porquê de optar pelos produtos da dōTERRA.

Mas para começar, deixe-nos perguntar-lhe o seguinte:
Quanto valor dá ao seu bem-estar e ao processo de produção do óleo, desde o cultivo da planta até à sua casa?

O preço de um óleo essencial dōTERRA abrange muitos factores. O preço está assente na qualidade do produto e dos seus ingredientes, no processo de produção e especialmente na forma sustentável, tanto para as comunidades de agricultores que fazem a produção local como à forma como são colhidas as plantas e frutas por todo o mundo.

Quantas marcas de óleos essenciais conhece em que essa marca tenha atenção e dedicação em todo o processo, desde a selecção, à extracção, à produção, aos testes de laboratório, à potência e eficácia do óleo essencial?

Garantimos-lhe já que certamente não vai encontrar muitas! Tenha atenção pois com outros óleos essenciais, muitos dos seus ingredientes têm proveniências de países onde existe exploração humana, ou manipulação do conteúdo ou pureza dos ingredientes necessários para produzir o óleo. Resultando em óleos com potência e níveis de concentração muito menores e por isso resultados terapêuticos muito duvidosos.

Para além disso uma empresa com a dimensão da dōTERRA tem oportunidade de se deslocar e inspeccionar os locais de cultivo e recolha diretamente na origem, seja na Guatemala ou na Indonésia. Já uma empresa menor que se dedique a vender produtos ou a confeccionar misturas de óleos muitas vezes não tem total acesso ao historial exacto do que lhe chega. Nem pode confirmar no terreno a veracidade do que lhe é transmitido. O mesmo não acontece com a dōTERRA.

healing hands doterra portugal

Começamos a entender por isso que está em jogo muito mais do que o preço final.

É assim com todos, uma loja ou marca quando disponibiliza os seus óleos normalmente indica as quantidades a utilizar para diferentes tipos de aplicação.

Em várias marcas mais baratas é comum ver a sugestão de utilização do óleo e vemos que indicam por vezes 3 a 5 gotas para utilizações comuns, quer tópicas ou aromáticas! Tanto óleo para produzir efeitos? 3 a 5 gotas é muito, regra geral, mas essas marcas recomendam tanta quantidade de óleo porque sabem que a potência do seu óleo é fraca.

Com um óleo dōTERRA regra geral recomenda-se 1 a 2 gotas, dependendo do tipo de utilização. E é assim porque o grau de pureza do óleo é muito elevado e de qualidade por isso pouca quantidade é suficiente.

Em primeiro lugar um óleo dōTERRA vai durar muito mais tempo que um óleo de outra marca mais barata e em segundo lugar é a opção mais saudável para si que quer o melhor para si mesma(o).

Credits to Forest Starr & Kim Starr

Porque em termos de qualidade...

O processo de cultivo antecede a produção do óleo e como sabemos muitas espécies de plantas e árvores de onde são extraídos os óleos são nativas de certos continentes e províncias. Nessa base a dōTERRA tem vários acordos com vários produtores espalhados por todo o mundo para cultivo e produção sustentável em locais nativos às plantas e espécies que utiliza nos seus óleos essenciais.

Vamos dar-lhe aqui um exemplo muito prático que tivemos oportunidade de ver em lojas portuguesas, que não vamos referenciar aqui o nome mas são as mesmas que vendem os chamados "óleos essenciais mais baratos".

A espécie Amyris balsamizara sandal é apelidada de Óleo Essencial de Sândalo. Mas na verdade se virmos com atenção, é um título que não lhe pertence. Pois de facto não é o verdadeiro Sândalo. A partir de uma observação botânica, a Amyris balsamizara pertence à família de Rutaceae, portanto nada tem a ver com a árvore de Sândalo que pertence à família do Santalaceae.

O óleo de Amyris (erradamente apelidado de Óleo de Sândalo) e o óleo de Sândalo verdadeiro são predominantemente diferentes na sua composição química, resultando em aromas diferentes, mas acima de tudo em propriedades terapêuticas muito diferentes. O óleo de Sândalo contém uma grande quantidade de Santalol e seus derivados (até 60% em espécies Santalum album; e até 35% em Santalum spicatum). E estes compostos não estão presentes no óleo à base de Amyris balsamizara, e não poderiam estar visto não serem sequer a mesma planta. Independentemente disso o Óleo de Amyris é frequentemente usado para adulterar o verdadeiro óleo de Sândalo ou vendido como sendo Óleo Essencial de Sândalo.

Por isso não se admire, se quiser um Óleo Essencial de Sândalo que seja de facto de Sândalo, acha mesmo que o barato lhe interessa?

A dōTERRA tem dois tipos de óleos de Sândalo. Tem o Óleo Essencial de Sândalo (de origem Indiana) e o Óleo Essencial de Sândalo (de origem Havaiana).

Dito isto, há outros óleos essenciais de origem portuguesa ou outra de boa qualidade? Sim. São melhores que os óleos essenciais da dōTERRA? Não!

Saiba mais como a dōTERRA através da sua Fundação - Healing Hands, apoia a produção local para lhe trazer os óleos até si.

Fontes de referência: Imagem: Forest Starr & Kim Starr - Fotografia de pormenor de Sândalo

Mais dicas para si

Como utilizar o seu óleo essencial dōTERRA Air (antigo Breathe)

Como utilizar o seu óleo essencial dōTERRA Air (antigo Breathe)

Air* é uma mistura intensa de óleos essenciais que mantém sensações de abertura das vias respiratórias e respiração fácil. Combina óleos essenciais de Folha de...
Ler Mais
Como aplicar os óleos essenciais dōTERRA

Como aplicar os óleos essenciais dōTERRA

Os óleos essenciais dōTERRA são usados para uma vasta gama de aplicações relacionadas com o bem-estar físico e emocional. Podem ser usados individualmente ou em...
Ler Mais
3 Formas de usar os seus óleos essenciais

3 Formas de usar os seus óleos essenciais

Primeiro que tudo! A utilização de óleos essenciais deve ser feita de acordo com o tipo de óleo em causa, mas nenhuma das recomendações substitui...
Ler Mais

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos