Promoções até 35%! Aproveite já!

Como usar/aplicar óleos essenciais - Conselhos de utilização

Primeiro que tudo!

A utilização de óleos essenciais deve ser feita de acordo com o tipo de óleo em causa, mas nenhuma das recomendações substitui o teste que deverá fazer em si. Todas as pessoas têm formas diferentes de reagir no contacto com os óleos.

Os óleos essenciais são produtos extremamente concentrados e por isso implicam alguma sabedoria.

Existem 3 formas de utilizar/aplicar o seu óleo essencial.

  1. Aplicação tópica
    1.1 - Aplicação directa na pele
    1.2 - Utilização diluída em banho
    1.3 - Utilização diluída para massagem
    1.4 - Utilização diluída em compressa terapêutica
  2. Através de difusor
  3. Por ingestão

1. Aplicação Tópica

1.1 - Aplicação directa na pele

oleos essenciais aplicar na pele puros como fazer

Óleos essenciais 100% puros que pode utilizar directos na sua pele:
Óleo essencial de Melaleuca (Árvore do Chá) e Óleo essencial de Lavanda.
Óleo essencial de Hortelã-Pimenta é também muitas vezes utilizado mas carece de um teste na sua pele, uma gota basta, para perceber a sua receptividade a este óleo.

Existem outros óleos que posso aplicar directos na pele para além destes três? Sim. Contudo de aplicação directa, os mais fáceis de recomendar são o de Melaleuca e Lavanda.

Porque todos nós somos diferentes no contacto com os óleos essenciais recomenda-se que teste na sua pele em pequena quantidade, uma gota bastará. Depois poderá progressivamente aumentar a área de aplicação e ver se continua confortável.

Vale lembrar que como os óleos são muito potentes, maior concentração não significa maior eficácia. A aplicação 1 a 5 gotas é suficiente para atingir o objetivo terapêutico.

1.2 - Utilização diluída em banho de imersão

banhos com óleos essenciais como aplicar

Aplicar os seus óleos essenciais no banho, uma forma simples, prática e prazerosa de aplicar a Aromaterapia! Se for utilizar banheiras, aplique entre 3 e 6 gotas enquanto está sendo enchida e a pele irá absorver rapidamente. Poderá também diluir em sabonete líquido ou utilizar sais de banho com óleos essenciais.

1.3 - Utilização diluída para massagem

massagem com oleos essenciais como aplicar diluir

Na incorporação de óleos de massagem usar, no máximo, 10 gotas de óleo essencial por cada 100 ml de óleo de base. Não exceder a dose recomendada. Antes da aplicação, verificar a sensibilidade da pele numa pequena zona. 

A massagem tem um efeito muito eficaz na pele, músculos e tecidos conjuntivos e promove relaxamento, energização e equilíbrio. Para beneficiar da Aromaterapia na massagem, é preciso diluir os óleos essenciais em algum óleo base de qualidade (óleo vegetal), como por exemplo: Óleo de Côco, Óleo de Linhaça, Óleo de Abacate, Óleo de Jojoba, entre outros.

1.4 - Utilização diluída em compressa terapêutica

O poder dos óleos essenciais também podem ser aproveitados através de compressas. É simples: encha uma bacia com 1L de água quente ou fria e coloque 3 a 6 gotas do óleo essencial que preferir, depois disso, misture vigorosamente e embeba uma toalha na água aplicando no local que pretende por pelo menos 30 minutos.

2. Através de difusor

difusor de óleos essenciais aromaterapia

    Em difusores e purificadores de ar, colocar 7 gotas por cada 500 ml de água. Evite utilizar queimadores de óleo, daqueles com reservatório no topo. Estes queimadores destroem as propriedades do óleo essencial.

    Através de difusor qualquer óleo essencial poderá ser utilizado não existe qualquer restrição e dependerá apenas do seu gosto pessoal e como se sente melhor.

    3. Por ingestão

    Em nenhuma circunstância se deve ingerir óleos essenciais 100% puros excepto produtos da marca dōTERRA. Os óleos da dōTERRA são produtos amplamente testados e de qualidade excepcional e dentro da gama da marca existem produtos que poderão ser administrados via oral. Veja as informações de produto.

    Existem precauções quando utilizamos óleos essenciais 100% puros?

    O emprego de óleos essenciais ou hidrolatos com fins terapêuticos requer, sempre, o aconselhamento prévio de um especialista. Deve ainda consultar um especialista se for hipertenso(a) ou tiver um histórico de epilepsia. Alguns óleos podem provocar fotossensibilidade.

    Evite a exposição solar depois da aplicação.

    No caso de aplicação em máscaras faciais ou corporais, consultar primeiro as indicações de um terapeuta.

    E claro deve manter fora do alcance das crianças.


    Deixe um comentário

    Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos