como tratar frieiras com óleos essenciais de forma natural

O que são e como tratar das frieiras?

O que são e como tratar das frieiras?

Conheça a nossa sugestão de como tratar das frieiras de forma natural utilizando óleos essenciais e outras receitas como chás e loções que a(o) irão ajudar a tratar destas reações ao frio.

Chega o Inverno e os dias mais frios não perdoam. Nesta altura há várias pessoas que se queixam do frio e como se não bastasse algumas ainda têm uma reação ao frio a que chamamos de Frieira.

Estas lesões na pele são provocadas por contração dos vasos sanguíneos superficiais, especialmente nas extremidades onde a circulação já por si às vezes não é boa. A pele nessas zonas não aquece e isso gera lesões na pele, sob a forma de irritação, bolha ou inchaço acompanhado ou não de prurido.

Tratar é prevenir. O que fazer? 

  • Deve-se evitar grandes alterações de temperatura. Por exemplo entre água quente e fria, ou ter as mãos quentes e entrar em contacto com água gelada. Mas também as diferenças de temperatura acentuadas entre espaços.
  • Evite estar à frente de aquecedores.
  • Usar roupas adequadas por exemplo luvas e meias térmicas que ajudam a manter a temperatura das extremidades.
  • Hidratar a pele das mãos e pés com frequência, focando-se na massagem como terapêutica.
  • Não usar calçado ou roupas apertadas quando está frio.
  • Faça atividade física. Assim melhora a sua circulação enquanto cria um organismo saudável.

Como tratar as frieiras?

Primeiro que tudo é preciso entender que é um problema de circulação criado pelo frio com a ajuda das diferenças de temperatura. Por isso é preciso ver que a terapêutica principal aqui é a massagem, não é o creme. Os cremes ou óleos ajudam porque podem ter um efeito vasodilatador e hidratante mas a massagem é aquilo que promove a boa circulação.

Por isso lembre-se faça massagens de pelo menos 10 a 15 minutos nessas zonas, mas podem ser mais longas, conforme seja o estado da sua pele.

  • Para aplicação tópica massaje as zonas afetadas com Óleo de Coco Fracionado e Óleo Essencial de Gengibre. Ajuste a temperatura do Óleo de Coco à zona onde o vai aplicar. Pode aquecer ligeiramente o Óleo de Coco em banho maria se necessário. Aplique 5 a 6 gotas de Óleo Essencial de Gengibre na zona afetada. (Se quiser pode adicionar 3 gotas de Óleo Essencial de Lavanda para acalmar a irritação).
  • Pode também alternadamente misturar o Óleo de Coco com Óleo de Cravo-da-ÍndiaÓleo Essencial de Gerânio, Pimenta Preta ou Manjerona.
  • Há quem se dê bem com a mistura de Óleo Essencial de Alecrim e Peppermint, misture 8 a 10 gotas de cada numa taça e aplique na área afetada. Pode juntar com Vitamina E em óleo.
  • Faça chá de gengibre, ginseng ou carqueja, pois ajudam na melhoria da circulação já que são vasodilatadores e melhoram a ação metabólica.
  • Não se esqueça de utilizar um bom creme hidratante para prevenir a complicação dos sintomas. Por exemplo a Loção SPA Hands & Body. Não tem cheiro e foi feita para ser utilizada simples ou misturada com óleos essenciais. Aplique pelo menos 3 vezes ao dia ou conforme necessário. Faça massagens que estimulem a circulação.

Na aplicação destas receitas poderão haver alguns momentos de ligeiro desconforto ou alguma pequena dor que fazem parte da terapêutica. Os óleos essenciais são substâncias muito concentradas por isso acredite, são naturais, mas são eficazes!

Consulte o seu médico caso:

  • sinta dificuldades ou dor intensa na área afetada que impeçam uma boa mobilidade;
  • os sintomas (por exemplo, vermelhidão ou dor) se agravem ou se surgirem novos sintomas;
  • tenha febre.

Deixe um comentário

* Necessário

Não utilize os comentários para fazer questões. Fale connosco através da página de contactos ou através do chat.

Política de Privacidade

Os nossos clientes recebem aconselhamento gratuito

Ao comprar na Bem&star Essencial recebe aconselhamento gratuito. Contacte-nos e obtenha informações de como pode tirar partido do seu óleo conforme os seus objectivos.

Contacte-nos
Visitar a Loja

Select language