Antes de usar a sua nova pedra
As pedras e cristais atuam emitindo energia em diferentes frequências de vibração que facilitam e potenciam processos naturais como cura, elevação espiritual, relaxamento, manifestação da prosperidade, amor, purificação, etc.
Sendo um transmissor de energia é importante que antes de a usar, esta seja preparada de forma a que a sua vibração se mantenha forte e sem interferência energética do processo e locais por onde passou até chegar a si, por isso é tão importante a limpeza e energização da pedra, quanto o seu próprio uso.

Há vários processos para limpar e energizar as pedras, no entanto, é necessário ter em conta o tipo de pedra em questão para melhor potenciar a sua vibração. Seguem alguns processos de simples execução, de entre os quais poderá escolher o mais indicado consoante o tipo de pedra que quiser limpar e energizar.
Passo 1: Limpar
Limpeza com sal marinho
Coloque a pedra sobre uma pequena porção de sal marinho, se quiser pode até mesmo cobri-la com sal, e deixá-la assim pelo menos 24h, pode ser mais tempo, mas não a deixe eternamente “esquecida” dentro do sal.
Limpeza com defumação
Acenda um incenso, pau-santo ou sálvia naturais, segure a pedra com uma das mãos e vá criando movimentos circulares, no sentido dos ponteiros do relógio, de forma a que a pedra receba esse fumo.
Limpeza em água corrente
Deixe a pedra debaixo de água corrente, torneira ou se possível rio, durante 2 a 3 minutos; também poderá deixá-la à chuva durante algumas horas.
Passo 2: Energizar
Para energizar a sua pedra deverá ter em conta os seus elementos (terra, fogo, ar ou água).
Pedras de elemento Terra
Poderá enterrá-las no jardim ou vaso com plantas durante pelo menos 24h.
Pedras de elemento Fogo
Coloque-as à luz de uma vela ou deixe-as a receber luz solar durante alguns minutos, antes das 12h ou ao pôr-do-sol.
Pedras de elemento Ar
Defume-as com incenso, sálvia, pau-santo ou cedro ou faça um banho de som com taças tibetanas, chocalhos ou sinos.
Pedras de elemento Água
Deixe-as no parapeito da janela à exposição lunar durante a noite.
Conselhos de Utilização
Após a utilização da pedra pode e deve repetir este processo regularmente (pelo menos 2 vezes por mês), para que a sua pedra esteja sempre nas melhores condições.
É aconselhável manter o contato da pedra com a pele, em qualquer parte do corpo.
É importante lembrar que os cristais não trabalham por si, mas ajudam a sintonizar quem os usa.