10 óleos essenciais para problemas de pele

10 Óleos Essenciais para problemas de pele

10 Óleos Essenciais para problemas de pele

Tem algum problema de pele e quer encontrar uma solução natural? Os óleos essenciais são excelentes a auxiliar a sua recuperação celular e temos vários óleos que lhe vamos sugerir conforme o seu problema de pele.

Os óleos essenciais são um remédio natural para problemas como a acne, picadas de inseto, eczemas e condições como o pé de atleta.

Lembramos-lhe

A utilização de óleos essenciais deve ser feita de acordo com o tipo de óleo em causa, mas nenhuma das recomendações substitui o teste que deverá fazer em si. Todas as pessoas têm formas diferentes de reagir no contacto com os óleos.

Os óleos essenciais são produtos extremamente concentrados e por isso implicam alguma sabedoria. Apesar de algumas recomendações de quantidades que fazemos deve testar consigo e ver se a diluição está apropriada. E assim ver se pode aumentar a concentração ou tem de aumentar a diluição.

Saiba mais na nossa lista!

Veja conforme a sua sensibilidade de pele, teste primeiro no cotovelo ou numa área pequena à escolha. Aguarde pelo menos 30 minutos para ver se tem alguma reacção desconfortável.

1. Óleo de Bergamota

bergamota

Com um aroma natural cítrico o Óleo Essencial de Bergamota é conhecido pelas suas propriedades anti-bacterianas e pode ser usado para ajudar a aliviar úlceras na boca, aftas, borbulhas e pontos negros na pele.

  • Utilize diluído em Óleo de Côco Fracionado se tiver uma pele sensível.
  • Para aliviar infecções na boca, coloque 1 gota num copo de água com 80ml, bocheche e deite fora.

2. Óleo de Camomila

camomila

Ideal para quem tem pele sensível o Óleo Essencial de Camomila é indicado para tratar de acne e aliviar os sintomas de eczema e irritação cutânea.

  • Adicione 2 gotas de Óleo de Camomila e 2 gotas de Óleo de Lavanda a um pulverizador com água e aplique sobre a pele irritada.

3. Óleo de Canela

canela

O Óleo Essencial de Canela é incrível para tratar infecções bacterianas graças a um dos seus componentes mais predominantes, o Cinamaldeído. Este composto está presente apenas na Canela e num bom óleo essencial como por exemplo o da dōTERRA tem uma concentração de 55 a 76%. O que o torna muito eficaz em problemas de pele como a acne ou erupções cutâneas.

4. Óleo de Cravo-da-Índia

cravo da india

O óleo essencial de Cravo-da-Índia contém eugenol um forte antisséptico, e é um antimicrobiótico e antifúngico natural. Excelente para problemas de pele de origem bacteriana como por exemplo pé de atleta ou outros tipos de fungo cutâneos. O óleo é também bom para garganta inflamada, sinusite, asma e constipações.

  • Dilua 1 gota em 60 a 80 ml de Óleo de Côco Fracionado e aplique na zona afetada. Ajuda no processo de cicatrização e recuperação da pele.

5. Óleo de Eucalipto

eucalipto

Este óleo merece uma menção nesta lista por ser um antibacteriano excelente. É apropriado para acalmar e desinfectar pequenas feridas e cortes. O Óleo Essencial de Eucalipto é também indicado para aliviar os sintomas de varicela pois acelera o processo de cura.

  • Misture 2 gotas em 100 ml de Vinagre de Cidra e aplique em cortes ou arranhões.

6. Óleo de Lavanda

lavanda

Conhecido pelas suas propriedades calmantes o Óleo Essencial de Lavanda é bom também para a pele enquanto agente antibacteriano. É especialmente bom para picadas de inseto, arranhões, pele esfolada e eczemas. A sua natureza é de calmante quer do sistema nervoso quer da sua pele, ajudando na rapidez da recuperação celular.

  • Aplique diretamente na pele para tratar queimaduras solares ou outras e eczemas.

7. Óleo de Citronela (Lemongrass)

citronela

É um fungicida natural e pode ser usado em combinação com o Óleo de Cravo-da-Índia ou de Eucalipto como solução para quem tenha um fungo cutâneo. Pelas suas propriedades inibe a proliferação do fungo. Saiba mais sobre o Óleo Essencial de Citronela.

  • Misture 2 a 3 gotas de Óleo de Cravo-da-Índia com 2 gotas de Óleo de Eucalipto num pequeno recipiente ou alguidar com água quente (apenas até ao ponto em que os pés estejam submergidos) e coloque os pés de molho para ajudar a tratar do pé de atleta. Deixe ficar durante pelo menos 15 minutos, misturando a água e fazendo chegar à área afetada.

8. Óleo de Orégão

oregão

O orégão ao contrário do que muitos de nós pensamos não é só aquele toque final num prato italiano ou numa salada, é um tremendo aliado num vasto número de problemas de saúde. Como é extremamente forte deve ser usado com muita cautela. Saiba mais sobre o Óleo Essencial de Orégão.

  • Caso tenha pé de atleta coloque 2 a 5 gotas do óleo em água quente (apenas até ao ponto em que os pés estejam submergidos) e coloque os pés de molho durante pelo menos 15 minutos.

9. Óleo de Hortelã-Pimenta

hortela pimenta

O Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta é bom para aliviar condições de pele como a acne e pele seca e tem propriedades tonificantes.

  • Dilua em Óleo de Côco Fracionado e aplique onde quiser sentir a frescura da Hortelã-Pimenta. É bom para recuperar a pele e acelerar a cura.

10. Óleo de Árvore do Chá (Tea Tree)

arvore do cha

É um dos óleos mais indicados para usar em problemas de pele, cabelo e unhas pelas suas propriedades terapêuticas e anti-inflamatórias. É bom para pele seca e para tratar eczemas, irritações cutâneas, infecções, cortes e para ajudar na cicatrização e cura da pele. Saiba mais sobre o Óleo Essencial de Árvore do Chá (Tea Tree).

  • Pode ser utilizado puro, tal como a Lavanda, diretamente no problema de pele. 
  • Ou misture com uma pernada pequena de aloé vera, 6 gotas de Óleo Essencial de Árvore do Chá, 6 a 10 gotas de Vitamina E e 60 a 100 ml de Óleo de Côco Fracionado e faça uma pasta para aplicar directamente na zona afetada.

Comentários

  • Fabiana uma “pernada” é uma folha/perna da planta aloé vera.

    Bem&star Essencial em

  • “Ou misture com uma pernada pequena de aloé vera, 6 gotas de Óleo Essencial de Árvore do Chá, 6 a 10 gotas de Vitamina E e 60 a 100 ml de Óleo de Côco Fracionado e faça uma pasta para aplicar directamente na zona afetada.”

    boa noite..
    o que significa uma pernada de aloé vera?
    obrigada
    fabiana

    fabiana em

Deixe um comentário

* Campos obrigatórios

Os comentários vão ser aprovados antes de serem publicados

Política de Privacidade