comprar peppermint hortela pimenta doterra

10 Benefícios e Como Usar o Óleo Essencial Peppermint dōTERRA

10 Benefícios e Como Usar o Óleo Essencial Peppermint dōTERRA

O Peppermint ou a Hortelã-Pimenta em formato óleo essencial integra o trio maravilha da aromaterapia, Lavanda, Limão e Hortelã-Pimenta (Peppermint). Qualquer bom kit de introdução tem de incluir este óleo quer pelos seus benefícios quer pela sua versatilidade.

Mas ao contrário dos óleos de Lavanda e Limão, que podem ser usados com muito à vontade quando se trata de aplicar topicamente, o Peppermint precisa de maior cuidado e experimentação quando aplicado na pele.

A origem e produção do óleo

Este óleo essencial é produzido maioritariamente nos EUA mas também noutras regiões do planeta em parceria com as comunidades de agricultores que trabalham com a dōTERRA. Veja mais sobre a sua produção no vídeo seguinte. Este vídeo fala sobre a produção agrícola, extração e destilação da planta para criar um óleo 100% puro e potente.

Vamos então ficar a conhecer 10 Benefícios e como usar o Óleo Essencial de Peppermint.

1 - Ajuda na melhoria dos sintomas de Síndrome do cólon irritável

Para pessoas que lidam com SCI (Síndrome do cólon irritável que traz dores abdominais, diarreia, obstipação entre outros problemas) e de acordo com o acompanhamento médico que recebam, o Óleo Essencial de Peppermint é um produto a testar. Alguns estudos indicam que cápsulas com óleo essencial de Peppermint capazes de chegar até ao intestino delgado, ou seja, cápsulas com revestimento entérico, podem contribuir e muito para uma melhoria dos sintomas.

A explicação será que o mentol, um dos mais importantes compostos do óleo, permite reduzir os espasmos abdominais ao bloquear o movimento de cálcio na membrana intestinal. Outro produto que poderá ajudar e muito é o ZenGest uma mistura de óleos essenciais criada com o sistema digestivo em mente e que inclui na sua formulação Peppermint.

Sugestão: Coloque 1 gota de Peppermint numa Cápsula Vegetal e ingira com água. Experimente o ZenGest em formato cápsula, saiba mais aqui.

Para melhorar esta condição procure olhar para o seu corpo emocional e ver se há desiquilíbrios sob a forma de identificações com culpa ou medo que lhe sejam recorrentes. Saiba mais na nossa Consulta de Bem-Estar.

2 - Contribui para aliviar náuseas

Para quem sofre de náuseas, vómitos e outros distúrbios do equilíbrio digestivo o óleo essencial de Peppermint tem se revelado útil exceto para tratar náuseas que resultem de estados de gravidez. Nesse caso consulte o seu médico.

Excetuando as grávidas...

Sugestão: Quando se sentir a ficar com náusea coloque 2 gotas de óleo essencial de Peppermint na palma das suas mãos, esfregue bem uma mão na outra e logo de seguida forme uma concha à volta do nariz e boca. Faça 4 inalações profundas pelo nariz e expire pela boca. Se necessário repita mais do que uma vez.

3 - Promove o bem-estar e produtividade quando usado no difusor

Para quando quer criar um ambiente de produtividade em sua casa, nada melhor do que criar as suas misturas de óleos essenciais. Neste artigo deixamos-lhe aqui uma sugestão/combinação de óleos perfeita para ter um espaço energeticamente e aromaticamente pronto para criar e produzir, seja qual for a sua tarefa.

Sugestão: Coloque 2 gotas de Peppermint, 2 gotas de Wild Orange e 2 gotas de Frankincense no seu difusor.

4 - Alivia dores musculares

A aplicação tópica de óleo essencial de Peppermint em músculos desgastados pelo exercício físico parece contribuir para aliviar as dores e promover o relaxamento muscular. A aplicação tópica do Peppermint deve ser feita regra geral diluindo em Óleo de Coco Fracionado ou outro óleo vegetal transportador.

Sugestão: Misture 3 gotas de Peppermint em 10 ml de Óleo de Coco Fracionado.

5 - Utilize no seu after-sun DIY

Faça o seu próprio after-sun natural e inclua o Peppermint como está na receita que lhe sugerimos a seguir.

Sugestão: Siga a receita e crie o seu próprio After-sun natural.

6 - Utilize em receitas, especialmente sobremesas

Os óleos essenciais podem ser grandes aliados no momento de preparar apetitosas criações na cozinha, se não sabe bem por onde começar nós deixamos-lhe um artigo para ler e se inspirar. O Peppermint funciona muito bem em receitas de sobremesas frias em que queremos criar uma explosão de mentol. Pense por exemplo na combinação do sabor mentolado com chocolate!

Sugestão: Conheça as possibilidades de utilizar óleos essenciais na cozinha lendo este artigo.

7 - Funciona como repelente de insectos

Muitos dos mosquitos da fruta, melgas e moscas não gostam do aroma intenso do Peppermint, se por acaso tem alguma zona da casa com este tipo de visitante regular, experimente utilizar umas gotas deste óleo.

Sugestão: Coloque 10 gotas numa garrafa spray com água e borrife. Antes de utilizar agite bem.

8 - Reduz as dores de cabeça

Se tem dores de cabeça com alguma regularidade saiba que o Peppermint pode muito bem ajudar a reduzir esses episódios ou pelo menos reduzir as dores. Se por um lado as dores da cabeça têm muitas vezes, muitas mais vezes do que parece, a ver com o tipo de energia que está no espaço, certo é que nem todos temos conhecimento sobre como fazer ou o que fazer com essa energia.

Por isso mesmo em caso de dor aplique este óleo segundo a sugestão.

Sugestão: Aplique em movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio 1 gota de Peppermint em cada uma das suas têmporas. As têmporas são as laterais da sua testa. Pode ver mais sobre onde aplicar óleos neste nosso artigo. Antes de aplicar o óleo puro na pele teste primeiro no cotovelo e veja se a sua pele tolera bem o óleo. Caso tenha pele sensível poderá ter de diluir antes de aplicar.

9 - Precisa de estar alerta?

Se procura algo para lhe dar motivação e manter a atenção o Peppermint é um dos melhores óleos essenciais. Quer fazendo inalações profundas entre momentos de estudo, ou utilizando passivamente no seu difusor o Peppermint permite transformar o seu espaço na atmosfera certa para se concentrar na tarefa do momento.

Sugestão: Coloque 4 a 5 gotas no difusor de óleos essenciais e posicione-o nas suas proximidades para poder receber os efeitos positivos da difusão.

10 - Ajuda a descongestionar as vias respiratórias

Está presente sob a forma do composto principal Mentol, em vários produtos que usamos desde as pastas de dentes pela sua frescura ou pelos seus efeitos descongestionantes em formulações como o VICKS.

Tendo acesso aos óleos essenciais pode fazer as suas formulações. Contudo procure sempre aconselhamento profissional!

Sugestão: Coloque 3 gotas numa taça com água muito quente e junte 1 gota de óleo essencial de Eucalipto. Coloque uma toalha à volta da cabeça de forma a direcionar os vapores para a sua cara. Mantenha os olhos sempre fechados! Faça inalações profundas para aliviar a congestão nasal e ajudar com a eliminação do muco. Após terminar, limpe primeiro a zona dos olhos antes de os abrir para retirar excesso de água condensada que possa depois vir a irritar a visão.

Já experimentou o Óleo Essencial de Peppermint? Conte-nos tudo nos comentários!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Política de Privacidade

Aconselhamento Gratuito

Ao comprar na Bem&star Essencial recebe aconselhamento gratuito. Contacte-nos e obtenha informações de como pode tirar partido do seu óleo conforme os seus objectivos.

Select language