10 benefícios como usar óleo essencial de lavanda dōTERRA

10 Benefícios e Como Usar o Óleo Essencial de Lavanda dōTERRA

10 Benefícios e Como Usar o Óleo Essencial de Lavanda dōTERRA

O Óleo Essencial de Lavanda é um dos mais procurados óleos essenciais em qualquer parte do mundo. Conhecido pelas suas propriedades calmantes o Óleo Essencial de Lavanda da dōTERRA pode ser tomado internamente, aplicado na pele diretamente sem diluição e claro utilizado no seu difusor aromático.

A origem e a produção do óleo

É produzido no centro de excelência e destilaria de Esseterre na Bulgária, é também neste local que se produz o famoso Óleo Essencial de Rosa e outros óleos florais. Nesta região da Bulgária houve em tempos uma grande produção de aromáticas mas desde há muito se havia perdido esse investimento no conhecimento do agricultor e nas plantas.

Desde que a dōTERRA se instalou a produção aumentou e vários agricultores mudaram a sua produção de plantações pouco sustentáveis e de baixo valor monetário para a produção de aromáticas e outras produções florais.

Curiosidade: São precisos em média 15kg de flores de lavanda para produzir 1 frasco de 15ml de Óleo Essencial de Lavanda.

Vamos então ficar a conhecer 10 benefícios e formas de tirar partido do seu óleo essencial de Lavanda dōTERRA.

1 - Calmante natural para a pele

Para acalmar qualquer irritação, para nutrir e purificar a sua pele, não há nada melhor que umas gotas de óleo de lavanda. Quando vir alguma irritação na pele, incluíndo acne, lembre-se da Lavanda e vai ver que depois de uma pequena aplicação sentirá logo melhorias.

Sugestão: Para nutrir a sua pele pode fazer também um máscara de argila incrível com Argila em pó de Bentonita ou Ghassoul. Misture 2 colheres de chá de argila em pó, com 2 colheres de chá de vinagre cidra de maçã. Adicione 1 gota de óleo essencial de Lavanda, 1 gota de óleo de Frankincense e 1 gota de Melaleuca. Misture bem e aplique na face. Esta quantidade é ideal para apenas uma aplicação. PS: Se quiser uma máscara mais espessa adicione mais argila.

Para as necessidades dos homens: Após fazer a barba muitas vezes a pele fica irritada, em vez de utilizar after shaves, faça antes uma mistura de aplicação facial com Lavanda e por exemplo Óleo de Jojoba e Vitamina E em óleo.

2 - Indicada para o alívio de eczemas e psoríase

Quando tem a pele seca e com comichão provocada por eczemas ou psoríase, aplique óleo essencial de Lavanda para acalmar e restaurar a pele. Este óleo ajuda a reduzir a inflamação e a reduzir os efeitos da irritação cutânea. Graças à presença de β-cariofileno este óleo tem propriedades que acalmam e ajudam na redução de estados inflamatórios.

Sugestão: Misture 2 gotas de Óleo de Lavanda com 2 gotas de óleo essencial de Melaleuca em duas colheres de chá de Óleo de Coco Fracionado. Faça este tratamento 2 vezes ao dia até os sintomas melhorarem.

Se não sabe o que é Óleo de Coco Fracionado e apenas conhece o Óleo de Coco Virgem (Normal) leia este artigo.

3 - Ajuda a curar pequenos ferimentos e arranhões

Num estudo realizado em 2016 foi apurado que o Óleo Essencial de Lavanda promove a recuperação celular da pele. Utilize em caso de queimadura ligeira, quer por via de exposição solar, quer por contacto com uma superfície demasiado quente. Saiba mais sobre como criar o seu próprio after-sun neste artigo.

Pode também aplicar em arranhões e cortes ligeiros.

Sugestão: Misture 3 a 4 gotas de Lavanda numa pequena quantidade de óleo de coco ou de macadâmia e aplique na zona afetada.

4 - Alivia a secura e pele gretada das mãos e unhas

É incrível a aliviar a secura da pele gretada. Nutre enquanto ajuda no processo de regeneração.

Sugestão: Em banho maria misture 2 colheres de sopa de manteiga de karité, 1 colher de chá de cera de abelha. Depois de bem misturados, retire do calor e adicione 1 colher de sopa de óleo de coco fracionado e 7 gotas de óleo essencial de Lavanda.

5 - Promove tranquilidade no seu espaço

Como sabemos este óleo é conhecido pelas suas capacidades como calmante natural, é por isso um óleo ideal para utilizar no seu difusor. Mesmo que tenha animais de estimação!

Para melhorar estados de ansiedade, ou simplesmente para manter uma atmosfera acolhedora e tranquila, coloque o difusor no espaço onde passa mais tempo durante o dia. Antes de dormir pode também preparar a atmosfera do seu quarto colocando lá o difusor 2 horas antes de se deitar. Podendo optar por deixar o difusor em funcionamento durante a noite para manter os efeitos do óleo enquanto dorme.

Sugestão: Coloque 3 a 4 gotas de óleo essencial de Lavanda no seu difusor ultrasónico. Crie este ritual para tornar o seu espaço acolhedor e tranquilo.

6 - Pode ser tomado internamente

Atenção: falamos do Óleo Essencial de Lavanda da dōTERRA. A dōTERRA assegura-nos uma qualidade de óleo essencial que nos possibilita tomar também os óleos internamente de forma segura. Não aconselhamos a toma interna de óleos essenciais de outras marcas.

Para aliviar estados de maior ansiedade, falta de equilíbrio emocional, ou dificuldade em adormecer pode tomar este óleo internamente.

Sugestão: Numa cápsula vegetal coloque 2 a 3 gotas de óleo de lavanda e tome normalmente como toma um comprimido. Ou com conta-gotas, aplique 1 a 2 gotas debaixo da língua e lentamente vá engolindo. Ao mesmo tempo faça inalações profundas pelo nariz enquanto ainda tem o aroma do óleo na boca.

7 - Mistura bem com outros óleos essenciais

Este óleo é muito versátil porque podemos utilizá-lo em várias situações mas a sua versatilidade não fica por aí. É também muito bom a misturar-se com outros óleos e potencia as suas misturas mais complexas de óleos essenciais.

Sugestão: Combina muito bem com óleos cítricos como Bergamota ou o Óleo Citrus Bliss. Mas combina também muito bem com óleos herbais como Manjerona ou Manjericão.

8 - Crie uma experiência requintada na cozinha

Não sabia? Também pode utilizar óleos essenciais na culinária! O Óleo Essencial de Lavanda funciona muito bem em cozinhados como refugados, assados ou sobremesas. Saiba mais sobre a utilização de óleos essenciais na cozinha neste artigo.

9 - Removedor de cheiros em estofos e tecidos

Em combinação com o Óleo Essencial Purify, o Lavanda funciona muito bem a dar um novo aroma aos seus tecidos, sejam eles, lençóis, almofadas, estofos de carro, etc.

Sugestão: Numa garrafa spray âmbar de 230ml misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 8 gotas de óleo de Lavanda e 5 gotas de Purify. Encha o restante com água destilada.

10 - Para ataques de ansiedade tenha sempre consigo

Os efeitos da ansiedade quando nos identificamos com aquilo que pensamos podem gerar muito desconforto. Nessas situações tenha sempre consigo um frasco de Óleo Essencial de Lavanda para poder fazer inalações profundas.

Sugestão: Coloque 2 a 3 gotas no centro das mãos, esfregue bem as duas mãos e coloque-as em forma de concha à volta da boca e nariz. Faça inalações profundas pelo nariz e expire o mais lentamente possível pela boca.

Repita este processo até os efeitos da ansiedade reduzirem.

Se já tentou de tudo e não funcionou marque uma consulta de bem-estar connosco aqui.

Já experimentou o Óleo Essencial de Lavanda? Conte-nos tudo nos comentários! 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Política de Privacidade

Aconselhamento Gratuito

Ao comprar na Bem&star Essencial recebe aconselhamento gratuito. Contacte-nos e obtenha informações de como pode tirar partido do seu óleo conforme os seus objectivos.

Visitar a Loja

Select language